sábado, junho 09, 2012

Eu Ganheii!!! Te contei ?? Bolinhas de Mandiokejo




Ganhei em primeiro lugar o 1º Concurso de Culinária Vegana promovido pela  empresa catarinense Quebra-Cabeça .


Quase explodi de emoção!!!

Como prêmio por primeira colocada, receberei uma panificadora doméstica e 3 kg de Mandiokejo .
Fotos: Quebra-cabeça Veg

Obrigadíssima a todos que votaram. Aproveita pra conferir a minha receita mais votada logo abaixo, eu coloquei tbm a receia de pizza e de lasanha.

\o/



Bolinhas de Mandiokejo
Jordana Rockenbach Gomes - Novo Hamburgo/RS

Massa:

Coloquei para ferver 2 xic chá de água , 1 colher sopa de creme vegetal,1 colher de sopa de óleo de girassol, 1 folha de louro e sal e condimentos à gosto (coentro,açafrão). Quando ferver, acrescentar 2 xic de chá de farinha de trigo peneirada, misturar até engrossar e soltar da panela. Desligue.
Repouse a massa coberta com pano úmido até que a temperatura esteja suportável para manipular. Sove para alisá-la, faça uma bola ou rolo e reserve tampada.

Para aumentar a receita é barbada, a quantidade de água é proporcional à de farinha. Pode-se usar ou só óleo ou só creme vegetal, mas compensar as medidas indicadas.

Recheio:

Prepare 100 gr de mandiokejo conforme intruções para o kejo firme. Acrescente orégano e temperinho verde e leve para grelhar rapidamente em uma panela ou frigideira antiaderente até que mude de cor e textura. Leve ao congelador por alguns minutos pra endurecer e assim facilitar para rechear.


Montagem das bolinhas:

Pegue pequenas porções de massa já do tamanho desejado, abra um furo no meio com o dedo e encaixe um pedacinho de mandiokejo, puxe a própria massa para fechar e alise . Pode-se fazer todas de uma vez antes de empanar, pois a massa não gruda.

Para empanar: passe as bolinhas pela água e empane na farinha de rosca.

Podem ser congeladas neste momento.

Para fritar, utilize óleo preferencialmente de canola ou girassol novo, quente e sempre cuidando para não queimá-lo, já que um pouco da farinha de rosca se solta durante a fritura e pode alterar o sabor das bolinhas.

=)

3 comentários:

Elaine Figueira disse...

Parabéns querida! Que bom que ficou com você o prêmio. Agora usará aquela massa maravilhosa e versátil nesta panificadora!

Você é uma inspiração para o veganismo. É minha sensibilidade de bruxa (aliás cadê a sua?) que afirma isso.

Vou fazer esta receita ganhadora que na minha opinião já deveria estar em todas as festas e bares (como petiscos) do Brasil.

Bençãos na Senhora Nutridora!

Fabi disse...

ola tudo bem? toda vez que tento fazer esta massa ela fica grudando nas mãos, daí coloco mais farinha e fica com gosto de trigo.
onde sera que eu estou errando?

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Oi Faby, torca a marca da farinha de trigo...isso já me aconteceu algumas vezes, já tive que por uma massa fora uma vez, de tão ruim que era a farinha. nem sempre preço quer dizer qualidade, hj uso uma que é barata e deu certo!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...